domingo, 26 de abril de 2015

EMBARCANDO PELO MUNDO:FÉRIAS FRUSTADAS - O MELHOR DO PIOR - PARTE 5-FINAL - PACOTES

#36 - SOLIDARIEDADE - Comprei um pacote de uma agência de viagens, meu voo atrasou quatro horas, perdi a conexão e só fui chegar ao meu destino um dia depois. Perdi uma diária de hotel, e de locação de carro. De quem eu cobro a conta: da companhia aérea ou da agência?
Das duas. Isso esta previsto no parágrafo único do artigo 70 do Código de Defesa do Consumidor. "Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo".

#37 - OSCILAÇÃO CAMBIAL - Fiquei interessado em um pacote para o exterior, liguei para agência e reservei. No dia seguinte, depositei o sinal solicitado que era equivalente a US$ 200. Recebi a confirmação do pacote uma semana depois, mas, nesse período o dólar subiu e encareceu a viagem. Não seria um direito meu pagar o pacote com a mesma cotação do dia em que eu depositei o sinal?
Não. O sinal não é garantia de negócio fechado nem congela o câmbio. Uma resolução do Banco Central define que a conversão da moeda estrangeira em reais deve ser feita no dia do efetivo pagamento. É a mesma lógica dos cartões de crédito, o que vale é a cotação do dia em que fecha a fatura, e não a da data da compra.

 #38 - CANCELAMENTOS - Comprei um pacote, mas, na véspera da viagem precisei cancelar por motivo de saúde, só que agora eles não querem me reembolsar nada.
É comum que os contratos estipulem muitas para o caso de cancelamento. Deveria haver bom senso nesse caso, como deixar um crédito para que o passageiro possa usufruir da viagem em outra data ou cobrar uma multa entre 15% e 20% do valor do pacote. Não devolver nada pode ser considerado abusivo e o consumidor pode tentar reparação na Justiça. Muitas operadoras de viagem vendem seguros que contemplam desistência por motivo de força maior.

 #39 - ASSISTÊNCIA X SEGURO - A operadora me ofereceu contratar uma assistência-viagem, juntamente com o pacote, mas descobri que o meu banco vende um seguro-viagem. Qual é a diferença entre os dois tipos?
Assistência-viagem e seguro-viagem são produtos distintos, com regras próprias de utilização, ainda que muitos consumidores não saibam o que estão comprando. 
A assistência-viagem funciona como um plano de saúde: em caso de alguma ocorrência, é preciso ligar para central e buscar médicos e hospitais conveniados.
No caso de seguro-viagem, produto comum em bancos, a escolha do serviço médico fica a critério do cliente, que paga e, depois de apresentar os laudos, é reembolsados. 
Tanto no caso da assistência quanto no do seguro, há limites de cobertura - quanto maior ele for, mais cara será a apólice. Muitas empresas hoje vendem um produto híbrido que pode funcionar como assistência ou seguro, a depender da ocorrência. Em outubro de 2015, entra em vigor uma regra determinando que todos os produtos tenham a modalidade seguro e façam o ressarcimento de despesas.

#40 - ANTECEDÊNCIA NÃO GARANTE DESCONTO - Comprei um pacote de viagem e, 20 dias depois, ele estava sendo vendido com desconto de 20%. 
Quem compra antes não deveria ter o melhor preço?
Não necessariamente. O comércio no Brasil por muito tempo funcionou na lógica de que antecedência é garantia de menor preço, mas isso mudou.
O mercado de pacotes de turismo segue a mesma dinâmica de outras empresas do setor varejista: se um produto não vende, o esperado, a tendência é que os preços caiam para liquidar o estoque. Uma possível explicação para uma baixa de última hora pode estar relacionada com a parte aérea da viagem: se a venda não acontecer conforme o esperado, é aos assentos sejam ocupados. A lógica é parecida com a das liquidações dos shopping centers ao fim de cada estação. A diferença é que, nas lojas, o preço da etiqueta não aumenta, apenas cai nas últimas semana s de inverno ou de verão; já no mercado de turismo, pelo menos na alta temporada, não é possível prever se os preços vão cair. No exterior, é muito comum sites com promoções de última hora (last minute) que liquidam diárias de hotéis e pacotes.

Enfim, como sempre escrevo aqui, ainda é importante você sempre ter o apoio de um agente ou agência de viagem. Ainda que contrate apenas o serviço de consultoria. Pois são detalhes que evitam que sua viagem torne-se "férias frustadas"...


E termina aqui as postagens sobre FÉRIAS FRUSTADAS - O MELHOR DO PIOR.

A conclusão que tiramos ao lermos com atenção cada problema ou dúvida postada por pessoas que tiveram essas situações como casos reais, é que devemos ler com atenção todos os contratos de viagem, condições gerais que constam nos ticketes eletrônicos das passagens aérea, a cobertura das locações de carro, informações completas do cruzeiro a realizar, cobertura dos seguros viagens e os pacotes devem estar explicitamente esclarecido tudo o que esta incluso, as condições de pagamentos e cancelamento, antes de você efetuar o pagamento do sinal. 

Hoje a internet deveria ajudar mais, pois sou do tempo em que existia apenas o telex, tudo era manual, o cliente tinha que vir em nossa agência, e ali colocávamos tudo em um formulário de cotação de viagem. E os problemas eram bem menores. 

O Turismo é um serviço todo terceirizado, e podemos dizer "re-re-terceirizado". Então quanto maior o seu contato físico, ou por telefone com a pessoa que esta vendendo sua viagem, melhor.

Estamos sempre prontos para atende-lo!

Marcia de Moraes Bandeira

Informações:
Bela Carioca Turismo & Locações
(21) 3796-5507 e 3795-5502
Email: agturismo@belacariocatur.com.br
Site: www.belacariocatur.com.br



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