terça-feira, 31 de março de 2015

BUENOS AIRES – CAPITAL CULTURAL DA AMÉRICA LATINA

BUENOS AIRES 
CAPITAL CULTURAL DA AMÉRICA LATINA

Peculiar mescla de história e vanguarda. Centro de lazer, cultura e turismo. Próxima e gigante e abrangível, surpreende em todo momento e emociona em cada rua, em cada esquina.

Buenos Aires uma Cidade fascinante e fora do comum. Une misteriosamente o patrimônio arquitetônico dos anos dourados com evolução do design atual. Reúnem bulevares, costas, parques e praças através de ruas empedradas, grandes avenida e íntimos passadiços que esperam ser descobertos todos os dias. Você é tentando a desfrutar do prazer e passeá-la, caminhá-la e percorrê-la até seu último recanto.

A oferta cultural reserva sempre uma surpresa para você e cada visitante. Impressiona com festivais mundialmente reconhecidos, com circuitos de arte e design de grife, com percursos gastronômicos tradicionais e inovadores.

Comove com a cerimônia tão portenha do café, com seus bares notáveis e sua vibrante vida noturna; compostas em cena de teatro e dança para todas as temporadas.

Convida você a deixar-se levar pela paixão de seus famosos estádios de futebol, por suas maratonas, suas bicicleteadas, seus característicos encontros de tênis e de polo.

Buenos Aires vive, vibra e emociona quando você visita e está sempre esperando para deixar uma pegada inesquecível em sua memória.
                                                               
CIDADE DE TANGO   
O Tango declarado pela UNESCO “Patrimônio Cultural da Humanidade”, é o símbolo da Cidade de Buenos Aires.

Marginal em suas origens cresceu em popularidade, e hoje seu compasso soa em bares, tanguerias, teatros, espetáculos, museus e sítios patrimoniais.

Também tem abundância de lugares onde mirar e aprender a dançar Tango. Antigos salões, cafés ou clubes de bairros abrigam cada noite uma milonga onde principiantes e experto de todo mundo percorre a pista girando em sentido contrário as agulhas do relógio.

Nestes templos tangueiros pode-se desfrutar de temas clássicos ou modernos ecos de grandes figuras, como Carlos Gardel, Anibal Troilo e Astor Piazzolla, convivem com novos estilos contemporâneos. Distintas vozes e harmonias que dão rédeas soltas a um mesmo fervor.         

 NOVAS TENDÊNCIAS



O design constitui um grande atrativo urbano que se manifesta nas ruas, na arquitetura, nas multiplicidade das feiras, na indumentária e nos diversos espaços da Cidade de Buenos Aires.

As novas  tendências têm uma forte presença, especialmente nos bairros de Palermo e de San Telmo. Ali os designers portenhos desdobram suas produções com um estilo que mescla o espírito e as influências europeias, e cujo aspecto abrange desde pequenos objetos até mobiliário. Em matéria de indumentária, existe uma proposta muito versátil e atual, que navega entre o industrial e o artesanal. Condição que deixa muito atraente.

Também, a roupa design exclusiva, encontra-se nesta metrópole, um lugar de privilégio, Portenhos e visitantes deixam-se tentar pelas vitrines dos carrosséis de Palermo, que se vestem de criações assinadas por jovens designers. O fluir de talentos é contínuo e diversificado.

CIRCUITOS PARA TODOS OS GOSTOSComprar na Cidade de Buenos Aires ocupa um lugar importante na lista de prazeres que ela propõe. No bairro de San Telmo, podem-se adquirir antiguidades. A Avenida Corrientes é o lugar indicado para os amantes dos livros; o bairro Retiro se destaca por seus couros, e o La Boca por suas lembrancinhas.

Por outro lado, os principais shoppings, reúnem as grifes nacionais e internacionais mais reconhecidas, também abundam os outlets, lojas de ofertas de roupa de temporada, onde pode-se conseguir variados artigos a preços muito convenientes.

E, para completar a rodada de compras na Cidade, convém visitar os mercados e feiras que se instalam em diferentes parques e praças, nos quais um público heterogêneo se acerca em busca de antiguidades, produtos regionais ou simplesmente lazer.






ESPORTES – PAIXÃO PORTENHA
Os que vivem na cidade de Buenos Aires têm a oportunidade de assistir a diversos eventos esportivos. O esporte ocupa um lugar central na vida cotidiana desta metrópole onde, em outubro e novembro, acontecem maratonas que percorrem a cidade.

O esporte nacional é o pato, mas capítulo separado, merece o futebol, já que representa um ritual popular no qual pode-se observar os usos e costumes locais e uma verdadeira paixão para os argentinos. Seu paradigma é o clássico jogo Boca Juniors X River Plater.

Em outro plano está o polo, que devido a qualidade de seus cavalos e o alto prestígio de seus polistas, valeu à Argentina, o reconhecimento como o país onde melhor se joga. Todos os meses de novembro, há um século, o Aberto Argentino de Polo, enfrentam as mais famosas equipes nacionais e convoca o público internacional.

A TRADIÇÃO PORTENHA DAS LETRAS

Inesperada e apaixonante, com suas personagens urbanas e sua paisagem plena de rincões misteriosos, a Cidade de Buenos Aires, serviu de fonte de inspiração para muitos escritores.

Assim é como no mundo de milhões de leitores, conhecem o Parque Lezama, através de SOBRE HERÓIS E TUMBAS, de Ernesto Sabato. E, podem imaginar o PALERMO DE BORGES, O FLORES DE ROBERTO ART, o VILLA CRESPO de Leopoldo Marechal e seu ADÁN BUENOSAYRES, ou o VILLA DEL PARQUE, onde cresceu Cortázar, graças as suas obras.

A tradição portenha das letras também se expressa nos “cafés literários”, que forma frequentados por prestigiosos escritores e cuja essência e fisionomia permaneçam como antanho, e na diversidade de livrarias aptas para todos os gostos: antiquarias; de novos; de editores; de institucionais e especializadas.

Não é casual que aqui seja comemorado o “Dia do Leitor”, uma festividade reveladora da essência literária desta cidade que foi honrada pela UNESCO como Capital Mundial do Livro 2011.



RESPIRA-SE CULTURA  O ANO TODO
Desde sempre a Cidade de Buenos Aires foi localizada como um dos centros e eixos culturais da América Latina. Sua essência heterogênea e seu romance com as artes podem ser percebidos tanto nas ruas como nos museus e nas galerias.

Há datas nas quais a arte é protagonista na Cidade: ArteBA, A noite dos Museus e a Semana da Arte, são pontos fortes do calendário anual que oferece uma oportunidade das melhores para que residentes e estrangeiros visitem museus como o Nacional de Belas Artes, o Malba e o de Arte Moderna, dentre tantos outros, assim como os centros culturais que superam vintena. Completam a proposta mais de 120 galerias.

E na última sexta-feira de cada mês, entre outono e primavera, quando se põe o sol, as Gallery Nights iluminam a noite portenha.

 

                     MESAS PORTENHAS
Com um perfil gastronômico amoldado pela influência dos imigrantes e uma característica crioula, a Cidade de Buenos Aires é um mostruário de quase todas as cozinhas do mundo.

Há uma extensa variedade de parrillas (espécies de churrascarias), e restaurantes da cidade. Estão os tradicionais, os pitorescos e os de design, onde se pode degustar, em um âmbito acolhedor e atrativo, desde pratos regionais até comida asiática. Desde propostas clássicas até as que delatam modernidade gourmet. O denominador comum: a qualidade.

Os viajantes encontrarão na Cidade um leque de delícias in-faltáveis em toda mesa portenha: carne, reconhecida como a melhor do mundo; massas e pizzas; empanadas (espécie de pastel de forno); doces, como os manjares, elaborados com doce-de-leite, um emblema guloso argentino. E estão os vinhos, apreciados mundialmente, em espécie Malbec e Mendonza.

BARES NOTÁVEIS

Existem certos bares na Cidade de Buenos Aires que foram cenários de atividades culturais significativas o que, por antiguidade, arquitetura ou relevância local, são considerados “Notáveis” e foram parte oficial do patrimônio cultural portenho.

Conhecê-los e compartilhar a atmosfera amável dos bate-papos de café, desfrutando de um clássico “cortado” (pingado), é ritual obrigatório para os habitantes da cidade, e um experiência imperdível para os viajantes.

Então, vamos para Buenos Aires. As ofertas de hotéis e voos são infinitas.
O tempo de viagem é super curto. Voos diretos.
E os preços dos pacotes estão bem abaixo do que você possa imaginar, com condições de pagamentos maternais

VENDAS E INFORMAÕES:
TRAVEL CONSULTORIA DE VIAGENS & EVENTOS
CNPJ: 16.502.740/0001-66
Marcia de Moraes
Tel: +55 21 2261-0827
Cel: +55 21 96478-1166 - NEXTEL



quinta-feira, 26 de março de 2015

PROCURE SEU AGENTE DE VIAGEM? SIM OU NÃO? PORQUE?

As Operadoras de Viagens estão procurando todos os recursos possíveis e legais para driblar a alta do dólar, e a sempre problemática Europa, que, hora é o euro, hora é o terrorismo e as suas ameaças. Enfim, tem que ser muito bom de criação e marketing para trazer os clientes até aos agentes de viagens. Sem falar nas promoções de internet, Decolar.com, e os sites de descontos.

Entretanto, comprar com um agente de viagem, que por sua vez, compra dos Operadores de Viagens, ainda é o meio mais seguro.

Atualmente, algumas Operadoras estão oferecendo um seguro viagem bem mais amplo, o qual garante o reembolso de 100% de sua viagem, caso o cancelamento seja por conta do cliente até sete dias antes da viagem. E se o cancelamento for por problemas dos fornecedores, o reembolso é integral, independente do dia do cancelamento.

Eu presto serviço de Consultoria desde 2011, e trabalho em turismo há mais de trinta anos, e sem dúvida alguma, o momento em que estamos é bem delicado.

Mas quem vai sair ganhando agora? Com certeza será cliente que ainda se voltar para os agentes de viagens. Pois os cuidados com a prevenção de problemas nas prestações de serviços, a procura por melhores tarifas e condições de pagamento, estão uma “UVA”...Fora os mimos que são oferecidos fora pacote. Como por exemplo, descontos em lojas, shoppings e restaurantes, através de “gift cards”, assessoramento até o dia do retorno ao Brasil. Enfim, ainda vale a pena procurar seu agente de viagem.

Para completar esta escrita de hoje, veja abaixo as ofertas de uma Operadora. Muito legal!!!

segunda-feira, 23 de março de 2015

O MELHOR DA FRANÇA - UM PROGRAMA CULTURAL E HISTÓRICO

Se quer conhecer a França de verdade, então leia o roteiro abaixo. 

1º DIA - SÁB. - BRASIL/ PARIS

  • Embarque em voo com destino a Paris. AIR FRANCE

2º DIA - DOM. - PARIS/ ROUEN

  • Desembarque na eternamente mágica Paris. Recepção e traslado para a histórica cidade de Rouen. Chegada e hospedagem no Mercure Rouen Cathedrale Hotel ou similar. Restante do dia livre. No final da tarde, nosso guia brasileiro o acompanhará em uma caminhada orientativa pela cidade.

3º DIA - SEG. - ROUEN/ HONFLEUR/ ST. MALÓ

  • Pela manhã, conheceremos Rouen, capital da Normandia e importante cidade histórica, berço da célebre Joana D'Arc. Em nosso city tour apreciaremos o exterior da gótica Catedral de Notre Dame, o rico centro histórico, com destaque para a Torre do Relógio e a emblemática Igreja de Joana D'Arc, construída com vitrais alaranjados, no local onde Joana D'Arc foi queimada. Logo após, prosseguiremos viagem em direção à atraente Honfleur, antiga vila de pescadores da Normandia, situada na foz do rio Sena. Tempo livre a disposição. Na sequência entraremos na região da Bretanha, rumo a Saint-Maló. Chegada e hospedagem no Hotel Le Nouvelle Mounde ou similar. Aproveite a noite para fazer um passeio por esta pitoresca cidade histórica e amuralhada.
    CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

4º DIA - TER. - SAINT-MALÓ/ MONTST.- MICHEL

  • Pela manhã, visita ao monumental Mont-St.-Michel, uma das mais encantadoras vistas da França, ostentando sua maravilhosa Abadia, tombada como Patrimônio da Humanidade. Visita guiada e tempo livre para conhecer o vilarejo de Saint-Michel, com suas ruas estreitas, percorridas por peregrinos desde o séc. XII. No regresso, visitaremos Saint-Maló, cidade medieval protegida por uma muralha e uma das mais bem preservadas da França, onde faremos um tour a pé, pela cidade intramuros. Conheceremos as principais atrações da "cidade dos corsários". Assim chamada pois dela saíram exploradores como Jacques Cartier e Villegaignon, em busca das riquezas do Novo Mundo. Aproveite seu badalado comércio e não deixe de saborear um de seus saborosos crepes.
    CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º DIA - QUA. - SAINT-MALÓ/ SAUMUR/ TOURS

  • Pela manhã, sairemos rumo ao do Vale do Loire. Durante o trajeto, passaremos pela região de Rennes, importante centro comercial e capital da Bretanha. Em seguida, chegaremos à encantadora Saumur, situada às margens do Rio Loire, conhecida por seu suntuoso castelo de conto de fadas. Tempo livre para visitar seu centro histórico e desfrutar seu maravilhoso vinho frisante. Continuando, chegaremos à Tours, construída sobre uma antiga cidade romana. Hospedagem no Hotel L'Universe ou similar. Os charmosos bistrôs e brasseries do centro histórico da cidade são uma ótima opção para a noite. Aproveite para se deliciar com a mais tradicional torta da França, a tarte tatin, que é servida quente.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

6º DIA - QUI. - TOURS - CASTELOS DO VALE DO LOIRE

  • Dia inteiro dedicado ao Vale do Loire. Inicialmente faremos uma visita à cidade de Tours, a maior e mais rica cidade da região. Logo após, visitaremos o Castelo de Chenonceau, conhecido como o "Castelo das Rainhas", por ter sido construído por uma série de mulheres aristocratas. Conheceremos seu suntuoso mobiliário e apreciaremos o rio Cher passando por dentro deste romântico palácio. Visitaremos também o Castelo de Amboise, um dos preferidos de Catarina de Medicis e de grande importância histórica. Luís XI morou nesse castelo, Carlos VII nasceu e viveu nele e foi cenário para a conspiração Amboise. De volta a Tours, viajando às margens do rio Loire, apreciaremos vinhedos que produzem o saboroso vinho da região.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

7º DIA - SEX. - TOURS/ ANGOULÊME/ BORDEAUX

  • Pela manhã, seguiremos rumo a Bordeaux, uma rica metrópole vinícola na região da Aquitânia, que exibe uma elegante arquitetura do séc. XVIII. Bordeaux é, desde a época romana, um importante porto e célebre por seus vinhos. No trajeto, passaremos pelo histórica Angoulême, situada no Vale do Rio Charente. Tempo livre no centro histórico, que está circundado com suas antigas muralhas e românticas ruelas. Em seguida, continuação até Bordeaux. Chegada e hospedagem no Hotel Novotel Centre Meriadeck ou similar. À noite, aproveite para conhecer a agradável região portuária do Rio Garonne, com seu belo calçadão e opções de bares e restaurantes.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º DIA - SÁB. - BORDEAUX/ SAINT EMILION/ BORDEAUX

  • Hoje seguiremos para uma visita à região de vinhos de Bordeaux. Não há melhor lugar para conhecer as tradições e métodos de produção da bebida do que St. Emilion. A aldeia, situada no meio de infindáveis vinhedos, tem suas origens no séc. VIII. No local, foi erguido um mosteiro que, na Idade Média, deu origem a uma pequena vila. Desfrutaremos de uma oportuna degustação e faremos um passeio em um trenzinho pelas vinícolas. Logo após, retorno a Bordeaux. Patrimônio da Humanidade, a cidade respira e vive há séculos, a cultura do vinho. Durante nosso tour, veremos: a Pont de Pierre, com seus estilosos postes; o Grosse Cloche, torre medieval do relógio; Hôtel de Ville, a charmosa prefeitura; Catedral de St. André, uma gigantesca igreja do séc. XI; Palais de Justice, de majestosa arquitetura; Quinconces Esplanade, com sua bela fonte; Grand Théâtre, com sua magnífica escadaria; a Place de La Bourse, uma elegante praça ladeada por duas imponentes edificações; e a Place Du Parlement, local repleto de restaurantes e cafés.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

9º DIA - DOM. - BORDEAUX/ VALE DO DORDOGNE/ SARLAT

  • Hoje sairemos em direção ao Vale do Dordogne, belíssima região que guarda muitas memórias da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. No trajeto, passaremos por Bergerac, que se estende pelos dois lados do rio e ostenta um belo castelo. Na sequência, chegaremos a La Roque-Gageac, uma bela aldeia medieval às margens do Dordogne. Tempo livre a disposição. Prosseguindo, chegaremos à medieval Sarlat-la-Caneda, na região de Périgord, que atingiu o seu auge nos séculos XII a XIV e se tornou famosa por possuir belas fachadas medievais e renascentistas. Hospedagem no Hotel Des Selves ou similar. Restante do dia livre.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º DIA - SEG. - SARLAT/ ROCAMADOUR

  • Pela manhã, faremos um tour à fenomenal Rocamadour, que foi um centro de peregrinação do século XI ao XVII, com seu aglomerado de casas medievais, torres e muralhas que brotam dos rochedos, propiciando juntamente com suas inúmeras igrejas, basílica e o castelo, um maravilhoso conjunto arquitetônico. Na nossa visita, caminharemos pelas suas pitorescas ruas exclusivas para pedestres. Logo após, retornaremos à encantadora Sarlat para uma visita pelo seu centro histórico, cercado por edificações medievais, com destaque para: sua imponente Catedral Saint-Sacerdos, cartão postal da cidade, construída no séc. XII e reformada no séc. XVI; e o Chateau de Puymartin, que avistaremos. Para completar o dia, usufrua do seu variado comércio, tradicionalmente conhecido pelo melhor foie gras, nozes e trufas negras da França.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º DIA - TER. - SARLAT/ MOISSAC/ CARCASSONNE

  • Pela manhã sairemos em direção à Moissac, a cidade das águas, famosa pelo seu acervo artístico e a abadia medieval de Saint-Pierre, e tombada como Patromônio da Humanidade. Tempo livre para apreciar algumas das obras primas da escultura românica. Prosseguindo viagem rumo à região de Languedoc-Roussilon, chegaremos a Carcassonne, uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo. Hospedagem no Hotel Mercure Porte de la Cité ou similar.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

12º DIA - QUA. - CARCASSONNE/ AVIGNON

  • Pela manhã, visitaremos a cidade medieval de Carcassonne, fortificada com 54 torres, cenário de contos do tipo dos Cavaleiros da Távola Redonda, e que bem retrata como se defendiam as cidades nos conflitos militares na Idade Média. Percorrer a cidade velha é uma volta ao passado, o que deverá ser feito a pé, para apreciar todo o seu tesouro arquitetônico. Lá estão o Palácio dos Condes, o Museu Lapidaire e a Basílica de St. Nazaire. Após nosso tour, continuaremos a nossa viagem até Avignon, fascinante e rica cidade amuralhada, também tombada como Patrimônio da Humanidade. Hospedagem no Cloitre Saint Louis Hotel ou similar.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

13º DIA - QUI. - AVIGNON/ NICE

  • Avignon foi o centro do mundo cristão no século XIV, onde viveram nove papas. No chamado "Vaticano Francês", visitaremos o mais importante monumento do sul da França: o Palais dês Papes, o maior palácio gótico da Europa, uma combinação de palácio, igreja e fortaleza, que mostra a violência da vida religiosa da época. Logo após, seguiremos viagem a Nice, o maior balneário do Mediterrâneo e capital da Côte d'Azur. Hospedagem no Hotel Boscolo Exedra Nice ou similar. Restante do dia livre.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

14º DIA - SEX. - NICE/ MÔNACO

  • Pela manhã, city tour passando pela Promenade dês Anglais, que se estende por 5 km ao longo do litoral; a Cidade Velha e a área de Cimiez, onde estão o Museu Chagall e o Museu Matisse. Logo após, seguiremos para o Principado de Mônaco, governado pelos Grimaldi. Nesse principado de apenas 2 km2, faremos um tour de orientação por Monte Carlo, passando pelo jardim Tropical, a Igreja de Santa Devota, a região do porto, o Palácio Real, suas suntuosas vilas e o mais famoso cassino do mundo, além do tradicional circuito de rua de Mônaco, onde é disputada a prova da Fórmula 1. Retorno a Nice e restante da tarde livre, aproveite para explorar esta agradável cidade. À noite, sugerimos uma caminhada na animada Promenade Des Anglais e um jantar na cidade antiga no romântico Vieux Nice.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

15º DIA - SÁB. - NICE/ CÔTE D'AZUR/ ST. PAUL-DE-VENCE/ CANNES/ CAP D'ANTIBES

  • Hoje conheceremos o melhor da Riviera Francesa, a badalada Côte d'Azur, imortalizada nos filmes e livros, endereço preferido de celebridades internacionais. Antes, porém, visitaremos St. Paul-de-Vence, a mais bela aldeia medieval da França, passeando por suas ruelas entrelaçadas e casinhas floridas, razão pela qual esta é a segunda cidade mais visitada do país. Em seguida, partiremos pelas estradas costeiras e avistaremos antigas aldeias de pescadores que se transformaram nos locais mais luxuosos da Riviera Francesa. Prosseguiremos até Cannes, a capital dos festivais de cinema. Veremos suas praias de areia fina e o calçadão à beira-mar ladeado por palácios e palmeiras. No retorno a Nice, passaremos por Antibes e Cap D'Antibes, onde Pablo Picasso viveu um bom tempo de sua vida.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º DIA - DOM. - NICE/ PARIS

  • Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque com destino á Paris, a eternamente mágica "Cidade Luz". Chegada e hospedagem no Marriott Ambassador Hotel ou similar. Restante do dia livre. No final da tarde, sugerimos um passeio pelos charmosos Quartier Latin e St. Germain-des-Prés, animados por bistrôs e cafés.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º E 18º DIAS - SEG. E TER. - PARIS

  • Dois dias completos para você visitar Paris, a capital do charme, da elegância, dos sabores e da cultura. Na manhã de 2ª feira, apreciaremos durante o nosso tour, a Torre Eiffel, Ponte Neuf, Hotel de Ville - prefeitura, Rio Sena, Museus do Louvre e D'Orsay, Arco do Triunfo, Champs-Elysées, Notre-Dame, Ilhas de La Cité e St Louis e Jardim de Luxemburgo. No tempo livre, aproveite para fazer compras nas Galleries Lafayette e Printemps ou visitar o Palácio de Versailles, magnífica construção que conta a história da monarquia francesa. Outra opção é uma visita ao Museu do Louvre. À noite, sugerimos o espetáculo ao estilo da Belle Époque, do Cabaret Moulin Rouge, incluindo também um tour por Montmartre, ou um passeio de "bateau" pelo Rio Sena, para apreciar os monumentos iluminados.
    2 CAFÉS DA MANHÃ INCLUÍDOS.

19º DIA - QUA. - PARIS/ BRASIL

  • Hospedagem até as 12h. No final da tarde, traslado ao aeroporto, onde embarcaremos com destino ao Brasil.
    CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

20º DIA - QUI. - BRASIL

  • Chegada pela manhã.


Gostou? Então solicite as informações completas agora: consultoria.viagens.eventos@gmail.com


sexta-feira, 20 de março de 2015

SEM FRONTEIRA ETÁRIA

GALERA DA TERCEIRA
Do resort ao interior à primeira trip ao exterior, dos clássicos nacionais aos destinos exóticos, a viagem começa (ou continua) aos 60.

Viajar é o maior barato, não é mesmo bicho? Segundo o IBGE, a galera com mais de já representa 11% da população brasileira, fatia que deve chegar 16% em uma década por causa do aumento da expectativa de vida e da queda nas taxas de fecundidade. Hoje, nossos sessentões, setentões, oitentões...fazem 18 milhões de viagens nacionais por ano, movimentando 8,9% do mercado doméstico.

Mais disposição, menos fronteiras - se você, sua tia, seu pai ou sua avó já passou dos 60, deve ter percebido que o interesse pelos pacotes internacionais ultrapassou as barreiras etárias. "Se engana quem pensa que o publico da terceira idade só quer jogar buraco e ficar na piscina", conta Jock Marincek, sócio da Venturas, que desde 1999 organiza grupos de idosos para viajar para lugares às vezes insuspeitos, como a Tailândia. O nome do produto tem um delicioso duplo sentido: VELHINHO É A MÃE! Em 2014, o programa fez três tours internacionais, contra dois nacionais, prova de que a diversificação de destinos é uma tendência absorvida por todas as idades. A seguir, elencamos sugestões de viagens voltadas ao turista maduro, no Brasil e no exterior, para você programar sua trip ou presentear seus velhos respeitando os limites de cada um. Ou excedendo-os.

POR PERFIL - NÃO QUER VOAR
Em terra firme, opte por viagens rodoviárias de até quatro horas (se for de ônibus, leve o essencial na mochila, já que não dá para pegar nada no bagageiro durante o trajeto). Em alto-mar, os cruzeiros temáticos ou de até quatro noite são sob medida para você experimentar um resort flutuante.
***** ÁGUAS DE LINDÓAIS- com pensão completa - R$ 1.190,00 - pacotes de  2 noites
***** CRUZEIROS - 4 noites desde R$ 999,00
***** CALDAS NOVAS - com meia pensão - desde R$ 1.878,00 pacotes de 3 noites
***** FOZ DO IGUAÇÚ - com meia pensão - desde R$ 1.508,00 pacote de 4 noites
***** GRAMADO - com café da manhã - desde R$ 2.388,00 pacote de 4 noites

PRIMEIRA VEZ NO EXTERIOR
É fácil entender por que os coroas dão pinte no Cone Sul: não requer passaporte, a língua é menos desafiadora, os vôos são baratos e rápidos, come-se a farta...Basta olhar o calendário (evite o verão em Buenos Aires), comprar passagem e conferir se o RG esta em bom estado.

Buenos Aires - charmosas e plamas, as calles (ruas) portenhas convidam a caminhadas pelos palacetes da Recoleta, pelos jardins e ruas bucólicas de Palermo, por Puerto Madero, plos landmarks do Centro, pelo Caminito...Táxis baratos e abundantes facilitam o transporte, e o câmbio paralelo da Calle Florida fortalece reais e dólares. Na gastronoia, consulte antes o seu cardiologista: Buenos Aires é o paraíso da Parrilla (o churrasco platino) e do vinhos malbec - haaaaja coração! Prefira se hospedar na Recoleta ou em Palermo Soho, bairros mais agradáveis.

Montividéu - O clima retrô esta nos carros antigos, no presidente gente boa, no centro histórico tão imperturbado que parece sempre feriado. A Cidade se oriente pela orla do Rio da Prata, contornada por um calçadão balneário. Perto da rambla estão os arborizados bairros de Pocitos e Punta Carretas, que concentram a gastronomia e as compras. Na Ciudad Vieja estão atraçoes como o Mercado del Puerto, que tem boxes e restaurantes típicos (leia-se parrillas), e oTeatro Solís.



Lisboa - Na bela capital lusa, os passeios mais camaradas para quem passou dos 60 estão na baixa, onde o calçadão da Rua Augusta encontra a imponente Praça do Comércio, e em Belém, com o grandioso Mosteiro dos Jerónimos. Para escalar ladeira, conte com a ajuda dos bondes, dos ônibus Sightseeing ou do tuk-tuks elétricos. A um pulinho de trem, Sintra reúne castelos de contos de fadas, e, a uma hora de ônibus, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima atrai católicos fervorosos. 


O EXÓTICO POSSÍVEL
A língua indecifrável, os costumes estranhos e a culinária condimentada deixam de ser barreiras com um pacote guiado. Os vôos, embora mais longos, são diretos, poupando os bravos viajantes das cansativas conexões.

Marrocos - O país do norte africano combina vastidões saáricas, cidades antigas e mercados (souks) caóticos. O voo direto da Air Maroc desembarca em Casablanca, onde a balbúrdia contrasta com a serenidade da Mesquita Hassan II. Em Marrakesh, a grandeza da Praça Djemaa el-Fna termina em um labirinto de ruelas. Marrocos abriga ainda vários riads - palácios do século 11 que viraram hotéis butique. 


Turquia - Os voos diretos da Turkish aliados ao esplendor dos palácios otomanos aproximaram a Turquia dos brasileiros. A Mesquita Azul, de 1616, é a atração-símbolo de Istambul, ao lado do Grand Bazaar. Graças a imigração árabe no Brasil, a culinária não se mostra exótica: kebabs e kaftas são comuns em restaurantes e barracas.



Então vamos por as pernocas nas estradas desse mundão de meu Deus. Existem outras milhares de opções para viagens da galerinha que precisa mais é curtir a vida.

Viagens em grupos são as melhores, pois adicionamos à nossa vida, não só as experiências de conhecer novos lugares, mas principalmente de fazer novos amigos.

Em breve estaremos publicando mais opções de viagens.




quarta-feira, 18 de março de 2015

MIAMI - A MAIS BRASILEIRA DAS CIDADES AMERICANAS


Entre a brisa da praia e a a abdução dos shoppings, entre o chiquetê e o cafoninha, enre o charme art déco e o exagero neon, entre o software certinho dos americanos e o calor desbragado dos latinos – lá esta a pendular MIAMI. A encantadora metrópole com transtorno d=e personalidade está trincando de novidades. Tem outlet, museu, bares, restaurantes, bairro da moda, uma penca de novos hotéis. E, estando por lá, vamos aos arredores. Do condado elegante de PALM BEACH à região sabiamente nomeada PARADISE COAST. Miami: não adianta tentar esquecer. (Por Laura Capanema)

Conhecida mundialmente como "The Magic City". E é especialmente magic para nós, brasileiros, que vamos mais para lá do que qualquer outro turista: chegamos ao escandaloso número de 755 mil visitantes no ano passado, na frente de 660 mil canadenses. É gente pra burro. E seremos mais - já crescemos 6% em relação a 2013 só nos primeiro seis meses de 2014. Em dezembro de 2014 dois novos voos foram lançados, ambos saindo de Campinas-Viracopos. A Azul escolheu o destino para dar seu primeiro salto internacional, no dia 1º de dezembro. O voo da companhia aterrissa em Fort Lauderdale. a 40 quilômetros da cidade (meia horinha sossegada de carro pela freeway). No dia 3 foi a  vez da American Airlines, que inaugura mais um voo diário direto Miami. Serão 11 empresas voando direto para Miami (ou com escalas) a partir de 12 cidades brasileiras. Nunca foi tão fácil chegar lá.


Se depender das autoridades miamísticas, o transporte local há de ser cada vez mais baba. Esta em construção um trem que ligará Miami a Orlando em três horas. A nova estação da All Alboard Florida, que tem um multimilionário sistema privado de passageiros, estima receber 5 milhões de viajantes por ano. Ela vai se conectar com o Metromover e o Metrorail, sistemas já existentes, criando um centro integrado. Cosia de quem tá mesmo empenhado em agradar um turista.


E, o que mais atrai os brasileiros são as compras - lá, ainda convidativas, com taxa de imposto sobre o produto de 7%. menos do que em Nova York (8,875%), Chicago (9,25%) e Los Angeles (9%), temos mais motivos para comemorar. Foi inaugurado o PALM BEACH OUTLETS, com 46.000 metros quadrados de lojas que asseguram descontos de até 70%. O espaçõ, no estilinho "vilarejo a céu aberto", está no coração da West Palm Beach, a uma hora de Miami. Ele fica mais longe dos consagrados Sawgrass Mills (o maior dos Estados Unidos e queridinho dos brasileiros) e Dolphin Mall, dentro de Miami. Mas é mil vezes mais vazio. E tem "as mesmas lojas de sempre", como Saks, Fifth Avenue, Adidas Banana Republic, Samsonite, Forever 21, Calvin Klein, Carter´s e PacSun, vende barnadas de marcas de surfistas como Roxy e Billabong. A dica é ir logo que as portas às 10 horas da manhã, e  seguir direto para o centro de atendimento ao cliente, na praça de alimentação coberta. Ali é só mostrar o passaporte e arrebatar o livrinho de descontos - isso mesmo, mais descontos em cima dos preços já descontados. Se a média do brasileiro é gastar US$ 285 por dia de viagem, segundo a última pesquisa do Greater Miami Convention & Visitors Bureau. Por US$ 40 você arrebata uma boneca gigante da Frozen. Mas, se você não quiser pegar estrada, tudo bem, há novidades capitalistas por lá também. O clássico Dadeland Mall, onde é possível contemplar as novas coleções das mesmas lojas do outlet e que tem a maior Macy´s da Flórida e uma concorridíssima Apple Store (a mais próxima do Aeroporto de Miami e ainda mais com o lançamento do Apple 6), acada de expandir sua área em 11.000 metros quadrados. Gahou Puma, Hugo Boss, Urban Outfitters e mais 15 marcas, incluindo um pub-restaurante, o Earls Kitchen + Bar. E agora tem a mais nova IKEA, a maior loja na Flórida da rede sueca de artigos de decoração e design que conquistou o mundo. Se os preços já são bem interessantes na Europa, imagina em Miami.

No campo da gastronomia, a lista de novidades também é farta. O recente lançamento foi o japonês-contemporâneo Morimoto, do chef-celebridade Masaharu Morimoto, que tem 12 casas pelo mundo, e adaptou o cardápio originalmente nova-iorquino com experimentalmente nova-iorquino com "experimentações leves, picantes, tropicais, como Miami". Aliás, a cidade tá na onda de abrir filiais de hits de Manhattan - em julho foi o italiano II Mulino, do chef Michele Mazza. Outras três boas novas: o Bistrô BE, de comida belga, com belas reivenções do que a Bélgica faz de melhor, como waffles e cervejas (são 70 opções só de loiras geladas) o bar de ostras Mignonette, minimalista e agradável, que serve porções para três por US$ 32; e o ARTcade, uma casa vintage com máquinas de fliperama que nos convidam a joga Pac Man.

Talvez Miami seja tão magic justamente por misturar atemporalidade - calor, umidade, carrões extravagantes, predinhos art déco, modeletes de salto alto, letreiros neom e todos os clichês facilmente reconhecíveis em um passeio por South Beach - com sede de se reinventar. Há uma comunidade criativa batendo o pé, ali, e ousados investimentos arquitetônicos continuam saindo do forno, com Pérez Art Museum (PAMM), que no verdíssimo Museum Park, o qual em breve vai inaugurar também um museu de ciências, com 3.000 metros quadrados. O PAMM, aberto em dezembro de 2013, é a amostra perfeita da união entre arquitetura inventiva e arte contemporânea. O prédio com vãos de madeira e paredes de vidro, desenhado pelo escritório Herzog & De Meuron, que projetou o Ninho dos Pássaros de Pequim, é de encher os olhos, na boca da Baía de Biscayne. A sensação é a de que a água vai invadira qualquer hora aquelas telas coloridas. Coloridíssimas por sinal - tive o deleite de contemplar a exposição Jardim Botânico, de Beatriz Milhazes, hoje a brasileira que mais vale no mundo das artes.

Tanta abundância visual é um desdobramento orgânico da Art Basel, artéria da feira de arte homônima, na Suíça. que carrega a resposta de ser a mais importante do mundo. De fato, há 12 anos o evento colocou Miami Beach no mapa das celebridades e dos leilões internacionais. Desde então, novas galerias, mostras, instalações itinerantes e festas ao ar livre pipocam pela cidade, não só no mês de dezembro, quando a feira acontece, mas o ano inteiro. Aquela vibe cafona muito reproduzida nas conversas de viajantes cults tem mudado de ares. Miami está cool.

É impossível falar de arte sem citar Wynwood, bairro no norte da cidade que é a versão daquilo que é tendência mundial: toda grande metrópole agora tem seu distrito descolado, a maioria com um grafite ali, uma galeria acolá - como o Williamsburg no Brooklyn de Nova York, o Belleville de Paris, o Pigneto de Roma, a Vila Madalena de São Paulo. E Wynwood é gente grande de verdade: já tem mais de 70 galerias de arte. Os brasileiros Osgêmeos, Nina Pandolfo, Nunca e Kobra tem murais ali. Kobra, aliás, pintou a fachada do novo restaurante R House, descoladíssimo e lotado, inclusive por famílias e pessoas acima dos 50. "Wynwood ainda tem alguns prédios abandonados, mas pode ter certeza e que todos já tem dono", disse a carioca Nara Azevedo, que idolatra o bairro e vive há oito anos na cidade. O lugar está tão na moda que é impossível andar por lá sem ver modelos e fotógrafos aproveitando aquelas paredes coloridas para fazer sessões publicitárias. Dentro desse software novidadeiro, o café italiano Joey´s e os restaurantes modernistas Shikany e Wynwood Kitcjen & Bar são lugares bons pra ir.

E sempre teremos South Beach, onde a maioria dos hotéis tem história para contar. A arquitetura dos anos 1920 e 1930 é uma compilação de edifícios geométricos em tons pastel e encanta por ser tão conservada. É impressionante a conservação. Esses predinhos acabaram virando ícones de uma cidade sem cartão-postal. Em Miami não há uma Fontana di Trevi, uma Golden Gate...Lá a atração é contemplar fachadas. Ou caminhar a beira-bar, para um drinque no News Café, dar um rolê de bike (a DecoBike, o sistema público local, tem 100 estações. Uma hora custa US$ 6; um dia, US$ 24). A Miami de hoje tem muito mais a ver com a exaltação da boa vida do que com a figura de sacoleiros enloquecidos batendo pernas nos outlets. Quem não quiser calçar sapatos Louboutin pode descer do salto e passear de Havaianas, sem mexer muito na conta bancária. No fim das contas, aliás, Miami tem tudo para todo mundo. Talvez seja por isso que tanta gente, de todas as idades, gêneros, transgêneros e classes sociais, continua indo pra lá, ano após ano. Que ela continue assim, sobrevivendo no plural, nos embalos de sábado a noite, de seus domingos de manhã, de sua notável contemporaneidade.